quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Necrodiversidade #01 Macumba, magia negra e afins

Durante a história, vimos seres mortos-vivos relatados por diversas civilizações e culturas. Criaturas de diferentes origens.

Como se deveria agir ao se deparar com zumbis nada "convencionais" que saem completamente do senso comum definido nos dias de hoje?

Algumas culturas relatam a possibilidade de trazer uma pessoa de volta a vida através da magia negra. Bruxaria, voodoo, maldições indígenas... diversas crenças prometem o feito de enganar a morte ou criar um pacto com a mesma. Geralmente a entidade por trás dos ensinamentos de tal arte proibida é a própria morte, outras vezes são seres malignos cujos nomes nem devem ser mencionados.

A magia negra utilizada para esse fim é a entitulada necromancia e o praticante, por mais que seja um curandeiro ou um infeliz qualquer que proclamou palavras proibidas por engano, torna-se necromante, definindo que ele comandará os seres trazidos de volta e o objetivo de tal criatura estar novamente de pé (isso se o ser invocado for submisso).

As maldições que levantam os mortos podem tanto ser lançadas sobre um indivíduo, a uma família inteira ou até mesmo a um local, como um cemitério, onde todos enterrados ali voltam a vida com desejo por carne humana.



Esse tipo de morto-vivo é considerado um dos mais difíceis de erradicar, pois tais criaturas, em sua maioria, não são destruídas da forma "tradicional". Muitas vezes é necessário um novo ritual ou procedimentos ainda mais complexos, como descobrir o objetivo que move a aberração e encontrar uma forma de sanar seu desejo destrutivo, ou ainda uma maneira de purificar o local amaldiçoado.

Então, caso encontre uma criatura e você seja capaz de concluir que a existência de tal ser é devido a uma maldição, sua melhor opção é fugir do local. Caso você queira bancar o herói e erradicar tal praga, será necessária uma vasta pesquisa englobando mitologias locais e culturas antigas da região. Tente fazer isso com um Zumbi correndo atrás de você.

Indicações

São diversas as obras que exemplificam esta espécie de morto-vivo.

Entre elas podemos citar os filmes Zumbis na Neve (Død Snø) e Fome Animal (Dead Alive), que aparecem nas imagens que ilustram este artigo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...